Um ano…

Faz hoje exactamente um ano que comecei este blogue…
Foi timidamente que o iniciei, dando passos devagarinho, fazendo o caminho, caminhando… Criei-o com a intenção de nele ir divulgando as duas áreas que neste momento e desde há uns anos mais estudo – a cerâmica portuguesa (uma paixão com 29 anos de existência…) e a gastronomia uma paixão bem mais recente.
Ao longo do dia o que mais me ocupa o tempo é a investigação que venho fazendo em torno da olaria preta em Portugal, pelo que à noite me sabe bem ir colocando no blogue textos sobre a gastronomia.
De facto, nas muitas leituras que vou fazendo em busca de referências à cerâmica deparo, aqui e ali, com dados sobre os alimentos e alimentação em Portugal.
O blogue tem também servido para colocar algumas das receitas que usualmente faço em casa e outras que vou experimentando e me agradam. As receitas são também uma partilha com a minha filha e as amigas que me vão pedindo.  Não se pense que sou uma cozinheira de truz! É verdade que gosto de cozinhar e que cozinhar me dá prazer, mas a minha vida tem sido essencialmente a leitura e o computador… Não é triste sina a minha, mas é certo que gostaria de ter mais tempo para meter a mão na massa…

Até ontem publiquei 49 textos e o blogue recebeu 22702 visitas. Não é muito, nem é pouco, é o que dá a estatística…
No início, poucos o consultaram e na sua maioria os acessos eram feitos a partir de Portugal, hoje, o Brasil é um frequentador assíduo bem como alguns países europeus (Inglaterra, França, Luxemburgo), americanos (Estados Unidos e Canada) e africanos (Cabo Verde, Angola).
A página inicial teve 14142 acessos sendo os três textos mais consultados: «santieiros, frades, choteiros ou tortulhos (Cabeceiras de Basto)», com 645 acessos; «As caldas do Gerês no verão de 1798», com 496 acessos e «sopa dourada, barrigas de freira e outras receitas com pão de ló», com 448 acessos. O menos consultado foi «salada caprese», com 7 acessos.
Confesso que me tem dado gozo este blogue. Sempre considerei importante partilhar e divulgar o que vamos lendo e estudando e este é um bom meio de o fazer.

10 thoughts on “Um ano…

  1. Parabens, conheci hoje este blog , á custa de uma bola de carne que me apeteceu executar , e assim fiz, uma maravilha , acho que vou ser frequentadora asssidua deste blog , passei uma vista de olhos e tanta coisa que os meus pais falavam , tanta coisa que eu ainda me lembro e é tão bom lembrar , PaRABENS , desejo imensa coragem para continuar

  2. Porque andava à procura de informação sobre o Livro de Cozinha da Infanta D.Maria, deparei com o seu blog que acho interessantíssimo e que vem ao encontro de muitos de assuntos porque me interesso.Dou-lhe os meus parabéns por este aniversário e continue.

    • Bem haja pelas suas simpáticas palavras. Ultimamente tenho tido pouco tempo para o blogue, mas espero brevemente voltar a dedicar-me a divulgar o que vou lendo ou o que vou estudando.

    • Parabéns . Ainda não há um ano que sigo este seu blog. Tenho seguido com interesse bastante a maioria dos seus posts, dos quais tenho retirado alguns ensinamentos. Vou por isso continuar a l,er com interesse os artigos com for publicando, esperando que continue a ter cada vez mais seguidores e leitores.Obrigado.
      Um abraço deste desconhecido. José Nascimento

Deixe uma Resposta

