Ingredientes para a massa
4 ovos
1 chávena de leite de óleo
1 chávena de leite de leite
3 chávena de leite de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de café de sal
Ingredientes para o recheio
Carne assada ou estufada, esfiada ou em pequenos pedaços, aproveitando algum do molho do estufado, ou então
Carnes frias (bacon, mortadela, chouriço), ou, como costumo fazer a mistura de ambas
Modo de fazer
Usando a batedeira batem-se os ovos, junta-se o óleo e vai-se mexendo. Acrescenta-se o leite, a farinha e o fermento. Deixe a massa descansar cerca de meia hora, coberta com um pano.
Num tabuleiro untado com manteiga e enfarinhado, verte-se uma camada fina da massa. Por cima as carnes. Vai-se repetindo sucessivamente uma camada de massa a que se segue outra de carnes. A última é de massa e deve unir à camada inferior. No final pincela-se com ovo batido.
Vai a cozer em forno previamente aquecido, em calor moderado.
NOTA: A pedido de uma amiga que gosta desta minha bola, divulgo a receita. Aprendi a fazê-la com a minha tia Lurdes, natural e residente em Coimbra. A minha tia é uma óptima cozinheira que faz para além desta bola, uma bola de carnes ao modo antigo. Esta é fácil de fazer e óptima para quando temos menos tempo, mas, garanto, é deliciosa. Fica mais leve e fofa do que as restantes bolas. Gosto de a fazer com camadas finas de massa e usando carne estufada que sobrou de outros pratos, misturando também carnes frias (bacon, chouriço, mortadela).
Ótima
good writing, although I had to use google translate
good article
Acabei de fazer esta bola sem alterar a receita e ficou ótima.
Parabéns. Vou deixar de utilizar a minha receita habitual e adotar esta,
vou exprimentar hoje a receita depois digo como ficou. Obrigada pelas dicas.
ola amiga, ja fiz essa receita da bola varias vezes e ficou fantastica, nao acresentei mais nada tal e qual a receita parabens é deliciosa e fofa obrigado
Ainda bem que gostou!
Experimentei e ficou muito boaaa, fiz meia receita mas coloquei um pouco mais de farinha , ficou excelenteeee fiz com toucinho , chouriça e fiambre ,. para a proxima vez vou experimentar coelho estufado , a que eu tenho de memoria era com uma massa de p~~ao branca , deliciosa , nada mas mesmo nada adocicada
a quantidade de farinha é insuficiente, tive que adicionar mais 3 chavenas…
com a quantidade da receita a massa ficou liquida, se é para estender com o rolo, não dá!!
verifique pf a receita!!!
Muito agradeço o seu comentário. Tem razão quanto ao rolo… Na receita original da minha tia, a massa é para ser vertida, não se usando o rolo. Às vezes acrescento-lhe um pouco mais de farinha e uso o rolo, mas nunca três chávenas pois senão a massa fica dura… De facto, o agradável da receita é a textura da massa, a qual é muito leve. Bem haja pela sua observação. Já corrigi.
Estou confusa!!!!! esta receita é ou não com rolo. As medidas estão certas para massa vertida certo! Obrigado.
A receita é para ser vertida, não se usando o rolo. Quem quiser usar o rolo tem de acrescentar mais farinha. Mas, o bom e prático nesta receita é mesmo não necessitar de se usar rolo!
boa receita
querida amiga só hoje respondo mas não esqueço esses belos pratos que nos tens enviado tão regularmente, essa carne estufada deve ser deliciosa…
quanto aos pratos portugueses no livro de cozinha italiano é muito intertessante, o creme queimado parece-me francês, porque está escrito português?
as receitas portuguesas no estrangeiro levam tomate…
um beeijo da amiga zé
não consegui pôr nosa saberes cruzados, talvez haja um tempo para escrever…
Não sei qual o motivo porque Pellegrino Artusi considera estes doces e o licor portugueses. Nos casos em que leva laranja esse pode ser um dos motivos, mas, é apenas uma suposição…