Lapas grelhadas (Madeira)


Um dos pratos que se costuma servir, de entrada, na Madeira são lapas grelhadas, servidas ainda quentes. As lapas vêm para a mesa no frigideira onde são grelhadas. Trata-se de uma frigideira redonda de paredes baixas e com cabo, feita em chapa de ferro.
Preparam-se do seguinte modo: colocam-se as lapas sobre a frigideira com a concha voltada para baixo. Quando as lapas estão quentes põe-se sobre cada lapa um pedacinho de manteiga, sal e alho. Retiram-se do lume quando a lapa se despega da concha. Levam-se à mesa regadas com sumo de limão e servidas na própria frigideira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O tipo de lapa que existe na Madeira é a Patella ulyssiponensesis, cuja descrição científica se apresenta a seguir.
Nome vulgar: Lapa.
Nome científico: Patella ulyssiponensis Gmelin, 1791
Família: Patellidae
Distribuição e Habitat: A sua presença na região é comum. Habita as zonas mais baixas do intertidal, podendo ser encontrada em poças de maré e em pequenas cavidades rochosas durante os períodos de maré baixa.
Descrição: O comprimento médio da concha situa-se entre os 20 e os 50 mm, podendo encontra-se exemplares com 100 mm. É de forma alongada, sendo o seu interior nacarado com alguns reflexos azuis e com uma mancha central oval alaranjada. Externamente a concha é ornamentada com muitas linhas rugosas que lhe conferem textura áspera. A coloração da base do pé do animal é amarela ou laranja forte.
Observações: Possui elevado valor comercial e, como tal está sujeita a uma intensa colheita não controlada que poderá levar a uma redução drástica dos seus povoamentos e consequente desaparecimento enquanto recurso explorável”. In «Madeira Nature» (http://www.madeiranature.com/index/cms/page/-/page/nature_fauna_fishes/lang/pt/articleId/295/articleTitle/gata)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s