Pão da Madeira: Bolo do caco

Em muitos restaurantes da Madeira é servido bolo de caco cortado no sentido longitudinal e barrado com manteiga de alho e salsa.
A designação bolo do caco parece ter nascido pelo facto de o pão se levar a “assar” sobre brasas, pousado num caco (pedaço) de telha. Nas casas antigas usava-se também uma pedra basáltica lisa sobre a qual se pousava o pão que ia a assar sobre o fogo. Actualmente assa-se o bolo do caco sobre uma base de cimento ou sobre uma chapa de ferro.
É importante referir que o bolo do caco podia ser fabricado na casa mais humilde pois não necessitava de forno de pão para ser cozinhado. Este facto é, sem dúvida, um motivo importante para o seu fabrico generalizado. Lembremos que em muitos forais quinhentistas é proibida a construção de fornos para cozer o pão por parte de particulares, os quais são obrigados a ir cozer aos fornos que pertenciam aos reis, aos grandes senhores ou às ordens religiosas, tendo de pagar a poia. O bolo de caco, por ser um pão que não necessitava de ser cozido em forno de pão, estava acessível a ser produzido nas casas mais humildes, sem necessidade de pagar pela sua cozedura no forno comunitário.

Como se prepara o bolo do caco
Os ingredientes utilizados para preparar a massa são: farinha de trigo, fermento feito em casa ou fermento padeiro, água e sal. Depois de preparada a massa, que deve ser bem sovada, fica a descansar até estar devidamente levedada. Também se faz este bolo substituindo parte da farinha por batata doce cozida.
Pronta a massa criam-se pequenas bolas que de seguida se achatam formando uma espécie de grande bolacha de pequena espessura. Estas espécie de bolachas são de seguida colocadas sobre uma superfície quente para que assem. Antigamente colocava-se num caco de telha ou numa pedra de basalto bem quente, colocadas sobre o fogo, hoje, de um modo geral, coloca-se sobre uma chapa bem quente. Enquanto assa deve voltar-se de um e de outro lado para que toste por todo.
Hoje o bolo de caco serve-se nos restaurante madeirenses cortado longitudinalmente, sendo barrado interiormente com manteiga de alho (Veja-se como em http://youtu.be/BvpYyAZqS8Q).

3 thoughts on “Pão da Madeira: Bolo do caco

    • A manteiga de alho é feita misturando a manteiga com salsa picada finamente e com alho picado miudinho. Hoje em dia há quem lhe acrescente um pouco de mostarda e umas gotas de whisky. Abre-se o bolo de caco a meio, barra-se com a manteiga de alho e leva-se a aquecer ao forno. Bom proveito!

      • Experimente a aquecer a manteiga com alho picadinho e bastantes coentros, tostar na torradeira o bolo do caco. Coloque a manteiga num prato fundo e molhe a superficie interior do Bolo na manteiga…..agarra um pouco de tudo, coloque sobre uma tábua e faça o mesmo com a outra metade e coloque queijo ralado entre as duas metades, prense bem para o queijo derreter e corte em 4 partes tipo X……vai ver como é delicioso =)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s